Corinthians Campeão Mundial 2000 Dez Anos
Hoje completa-se a primeira década da maior conquista do Corinthians: o campeonato mundial de 2000.
Como pode ser confirmado no site da FIFA, o Corinthians é o primeiro campeão mundial. Todos os anteriores, aqueles que ganhavam a Taça Toyota, disputada no Japão, são considerados campeõs intercontinentais.
Em 2000, nosso time era praticamente imbatível. Vindos de um bi-campeonato nacional (98/99), o time era uma máquina; Dida, Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho, Edílson e Luizão, todos eram craques.
Eu acompanhei o campeonato e assisti o jogo final em casa pela TV. Inclusive, depois dos jogos de Copa do Mundo, foram os jogos transmitidos para o maior número de países.
Quanto ao jogo, porra, que nervoso! Se eu fosse cardíaco teria tido um infarto, com certeza.
O jogo foi muito truncado, sem grandes chances de gol para nenhum lado. Oito cartões amarelos no jogo e nenhum gol. Tinha que ser decidido nos penaltis mesmo. Sofrido é mais gostoso.
Segue a tabela dos jogos:
| Campeonato Mundial de Clubes da Fifa 2000 | |
| Dados | Ficha tecnica |
| PRIMEIRA PARTIDA 05/Janeiro/2000 Local: estádio do Morumbi, em São Paulo Árbitro: Stefano Braschi (ITA) Cartões amarelos: Hrindou, Chadili e Misbah. Gols: Luizão, aos 5min e Fábio Luciano, aos 20min do segundo tempo |
CORINTHIANS 2 x 0 RAJA CASABLANCA CORINTHIANS: Dida, Índio, João Carlos, Fábio Luciano, Kléber, Vampeta (Edu, aos 40min do segundo tempo), Rincón, Marcelinho Carioca (Marcos Senna, aos 19min do segundo tempo), Ricardinho, Edilson, Luizão (Dinei, aos 35min do segundo tempo) Técnico: Oswaldo de Oliveira RAJA CASABLANCA: Chadili, Misbah, Talal, Jrindou, El Haimeur, Nejjary, Safri, Reda, Aboub, Moustaoudia e Khoubbache (Achami, aos 15min do segundo tempo) Técnico: Fathi Jamal |
| SEGUNDA PARTIDA 07/Janeiro/2000 Local: estádio do Morumbi, em São Paulo Árbitro: William Mattus Vega (COS) Cartões amarelos: Fábio Luciano, Kléber, Michel Salgado, Guti, Karembeu e Roberto Carlos Gols: Anelka, aos 19min, Edilson, aos 28min do primeiro tempo; Edilson aos 18min e Anelka aos 25min do segundo tempo |
CORINTHIANS 2 x 2 REAL MADRID CORINTHIANS: Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta (Edu, 29min do segundo tempo), Freddy Rincón, Ricardinho (Marcos Senna, aos 40min do segundo tempo) e Marcelinho Carioca, Luizão e Edilson Técnico: Oswaldo de Oliveira REAL MADRID: Iker Casillas; Michel Salgado, Fernando Hierro, José Guti (Fernando Morientes, aos 24min do segundo tempo) e Roberto Carlos; Fernando Redondo, Christian Karembeu e Geremi (Steve McManaman, aos 24min do segundo tempo); Anelka, Raúl e Sávio Técnico: Vicente del Bosque |
| TERCEIRA PARTIDA 10/Janeiro/2000 Local: estádio do Morumbi, em São Paulo Árbitro: Dick Jol (HOL) Cartões amarelos: Marcelinho, Adílson, Luizão, Harthi e Al Shokia Cartão vermelho: Daniel Gol: Ricardinho, aos 25min do primeiro tempo, Freddy Rincón, aos 37min do segundo tempo |
CORINTHIANS 2 x 0 AL NASSR CORINTHIANS: Dida; Daniel, João Carlos (Adílson, aos 10min do primeiro tempo), Fabio Luciano e Kléber; Vampeta (Dinei, aos 20min do segundo tempo), Freddy Rincón, Ricardinho (Edu, aos 28min do primeiro tempo) e Marcelinho Carioca; Edilson e Luizão Técnico: Oswaldo de Oliveira ALL NASSR: Mohammed Babkr; Mohsin Al Harthi, Hadi Sharify, Ibrahim Al Shokia e Abdallah Al Karni; Mansour Al Mousa, Mousa Saib (Fahad Mehalel, aos 29min do segundo tempo), Fahad Al Husseini (Abdulaziz Al Janoubi, aos 41min do primeiro tempo) e Ahmed Bahji; Fuad Al Amin e Muhaisen Al Dosari (Ismael Triki, aos 43min do segundo tempo) Técnico: Oscar-Luis Fullone |
| FINAL 14/Janeiro/2000 Local: estádio do Maracanã no Rio de Janeiro Árbitro: Dick Jol (HOL) Cartões amarelos: Freddy Rincón, Adílson, Índio, Luizão, Felipe, Amaral, Paulo Miranda e Edmundo Penalidades gols: Corinthians: Freddy Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu; Marcelinho Carioca desperdiçou. Vasco: Romário, Alex Oliveira e Viola; Gilberto e Edmundo desperdiçaram. |
CORINTHIANS 0 (4) x (3) 0 VASCO DA GAMA CORINTHIANS: Dida; Indio, Adilson, Fabio Luciano e Kleber; Vampeta (Gilmar, antes do inicio da prorrogação), Freddy Rincón, Ricardinho (Edu, no intervalo) e Marcelinho Carioca; Edilson (Fernando Baiano, aos 8min do 2° tempo da prorrogação) e Luizão Técnico: Oswaldo de Oliveira VASCO DA GAMA: Helton; Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira, aos 12min do 1° tempo da prorrogação), Ramon (Donizete, aos 7min do 2º tempo da prorrogação) e Juninho (Viola, aos 6min da prorrogação); Romário e Edmundo Técnico: Antônio Lopes |
Seguem os gols do Corinthians:
Eu não quero nem saber a opinião dos despeitados torcedores de outros times que consideram o campeonato um torneio de verão e que não vale por ter sido disputado no Brasil. Se pensarmos assim, a Copa de 2014 será um torneio de inverno!
Que vão todos à merda. O Corinthians é Campeão Mundial de 2000, sim! E um dos motivos pelo qual o Corinthians é tão comentado e invejado é a sua torcida.
Segue um vídeo feito pela Loucos Por Ti, um blog corinthiano. É uma homenagem à maior e melhor torcida do mundo.
A Gazeta Esportiva fez uma matéria sobre o Mundial de 2000 com entrevistas muito legais com Edílson, Luizão, Edu, etc. Acesse aqui.
O ano do centenário começou. Vamos com tudo ganhar a Libertadores e coroar o ano do centenário e a década do primeiro ganhando o segundo título mundial!
Quem viver, verá.
Timão eooo, Timão eooo.



24/05/2012 às 9:20 AM
Mundlito de muita CREDIBILIDADE esse. huauhahuahua
Palmeiras campeão da Libertadores de 99 e Corintias foi chamado?(vão dá a desculpa de que foi campeão brasileiro) Mas… pra ser campeão do MUNDO, não tem que ser campeão CONTINENTAL primeiramente?! Hehehe Nunca serão!!!
Vão ganhar uma Libertadores primeiro, depois voces podem pensar em ganhar um MUNDIAL DE VERDADE e não um torneio de verão organizado por traffic e afins. Saudades do Alviverde ocotocampão brasileiro de futebol e campeão da Libertadores 99.
28/05/2012 às 8:21 PM
A questão de credibilidade é relativa.
Você fala mal da Traffic mas aceita a decisão da CBF, parceira de inúmeras negociatas, que torna o palmeiras octo-campeão.
E que tal o mundial de 1951 que só os palmeirenses consideram real?
Questão de opinião. E quanto à formula de disputa dos Mundiais de 2005 em diante, se você considera que são diferentes da de 2000, desculpe meu caro mas você não deve ter lido corretamente ou teve alguma dificuldade de entendimento.
Não é viagem minha Luiz, é a real.
E se você não considera o Corinthians campeão mundial, tudo bem. Também não considero seu time oito vezes campeão brasileiro. :o)
Discordar é consequência do debate livre e democrático. Obrigado por compartilhar sua opinião.
Abraço.
08/02/2012 às 7:19 PM
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk campeao mundial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.dozinha de vocês.SE O CORINTHIANS É CAMPEAO MUNDIAL DE 2000 ENTAO O QUE O BOCA QUE GANHOU DO REAL EM 2000 DEVE SER CONSIDERADO? em 1997 teve um torneio em belo horizonte no qual tambem disputou times estrangeiros e o atletico mineiro foi campeao.será que o galo tambem é campeão mundial? kkkkkkkkkkkkkkk.CORINTHIANS nao tem nem libertadores e agora fala que é campeao mundial.o engraçado é ver tabelas de campeões mundiais apenas no ano de 2000 ate 2011.aqui esta a lista dos verdadeiros campeões mundiais:http://jbazambuja.sites.uol.com.br/Mundialdeclubes/index.htm
aqui tambem esta o video que diz tudo sobre esse titulo do CORINTHIANS de 2000 http://www.youtube.com/watch?v=XOohqqT_vMg&feature=related
outra coisa é a gente nunca ver um corinthiano ficar falando desse titulo de 2000.deve ser porque nao tem nenhum valor,assim como tambem nao teve campeonato brasileiro no ano de 2000 e o vasco ganhou a copa joão havelange e fala que ganhou o campeonato brasileiro.realmente sao coisas toscas do futebol brasileiro.em 2000 fluminense teria que disputar a serie B e foi logo da serie C para a serie A.ilusão total isso tudo.
09/02/2012 às 11:31 AM
Caro Anderson
Se você se informar, verificará que a FIFA considera que Boca Juniors e Corinthians são campeões mundiais de 2000. Isso porque a disputa do Intercontinental, vencido pelo Boca, já não podia ser desmarcada.
A idéia era que a FIFA se incumbisse de organizar o torneio e, portanto, chancelá-lo o que de fato aconteceu nos anos vindouros.
O Intercontinental tinha a aura de Mundial embora fosse disputado apenas por dois continentes mas deixou de ser disputado quando a FIFA passou a organizar o campeonato. A FIFA, também, reconheceu os campeões intercontinentais como mundiais para que não se perdessem na história.
Outro detalhe importante: todos os campeonatos mundiais que a FIFA organizou tiveram a participação de um time do país sede portanto não é necessário ganhar o título do continente para ser campeão mundial. Isso é observação, informação e lógica simples.
Sobre o Vasco, se você considera que ele não ganhou o campeonato nacional de 2000, imagino que considere que o Flamengo também não ganhou o de 1987?
Quanto a corinthianos falando do mundial de 2000, talvez você não conheça muitos afinal são mais de 35 milhões, sabe?
Obrigado pela opinião.
Abraço,
Fábio
17/01/2012 às 2:08 PM
corinthians e seleçao
24/12/2011 às 6:19 PM
O corinthians é era e vai ser o melhor do mundo sempre.Nao quero saber ele foi campeao muidiao de 2000
26/12/2011 às 7:25 AM
Concordo, Maíllson.
13/12/2011 às 10:10 PM
Se vc sabe um pouco de inglês traduza o que esta escrito na taça dada ao corinthians em 2000 FIFA CLUB WORLD CHAMPIONSHIP
e deixe de ser imbecil Vai Corinthians
14/12/2011 às 7:33 AM
Quem você está chamando de imbecil, Amsterdam?
Espero que não seja a mim já que eu, corinthiano há 35 anos, considero o Corinthians campeão mundial, sim, e debato isso com quem quiser como é possível ler nos comentários desse post.
Mas se você é Corinthiano, tudo bem, o negócio é torcer pro melhor time do mundo, PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO, o Sport Club Corinthians Paulista.
Abraço,
Fábio
21/06/2011 às 11:22 AM
CÚrintiÂNUS OTÁRIOS NUNCA GANHARAM LIBERTADORES ATÉ HOJE DIZEM QUE TEM MUNDIAL DA FIFA CORRUPTA
22/06/2011 às 8:28 AM
Realmente, Breno, o Timão nunca ganhou a Libertadores mas ganhou o Mundial, sim.
É da FIFA corrupta? Sim, bem como todos os cinco títulos mundiais do Brasil e como os títulos do São Paulo e do Internacional.
Você tem algum argumento relevante com que contribuir ou seu máximo é aquela alteração da palavra corintianos?
Abraço,
Fábio
23/03/2011 às 2:15 PM
você é retardado?
se for, tudo bem, eu entendo.
domingo, 3×1 pro Timão! pode marcar.
abraço.
19/12/2010 às 8:35 PM
O CORINTHIANS E A AGORA A MAIOR TORCIDA DO BRASIL GRAÇAS A CRIANCAS DE TODO BRASIL O CORINTHIANS TINHA 7 MILHOES DE TORCEDORES CRIANÇA DE 10 ANOS ATE 15 AGORA O CORINTHIANS 11 MILHOES DE CRIANÇA SENDO ASSIMO CORINTHIANS TEM 38 MILHOES DE TORCEDRORES EM SEGUNDO O FLA COM 32.
19/12/2010 às 8:03 PM
1 CAMPEAO DO MUNDO DA FIFA,TIRE SUA DUVIDA http://WWW.FIFA.COM.BR,NAO ADINTA JORA SOMOS CAMPEOES DO MUNDO SIM,NAO E ATOA QUI O CORINTHIANS EO TIME MAIS INVEJADO DO DE TODOS TEMPOS,NAO JORE PESSOAL TOME VERGONHA NA CARA I TIRE A DUVIDA,ALIAS TA LA NO SITE DA FIFA ASSIM SAO PAULO VIO SO UM MUNDIAL,IO PALMERAS IO SANTOS NUNCA VIO , SI ISSO E ODIO VAI PROCORAR UM MEDICO,PROBLEMA DELES SI JOGARAM TUDO RESERVA,U QUE EU TENHO A VER COM ISSO ALIAS O QUE TEM A VER O CORINTHIANS COM ISSO , SI JOAGRAM COM TIMES RESERVA PROBLEMA DELES,ALIAS O CORINTHIANS E O SITE MAIS VISITADOS DA AMERICA IO 11 PRIMEIRO DO MUNDO IO SAO PAULO APARECE 58 IO PALMERAS 63 IO SANTOS 86 , CORINTHIANS E A MAIOR TORCIDA DO BRASIL CRECEU MAIS 3 MILHOES,O TIMÃO EO TIME COM MAIOR PUBLICO DO BRASILEIRAO COM 17 MILHOES IO PALMERAS SAO PAILO IO SANTOS JUTANDO OS 3 DAO 16 MILHOES, NO JAPAO A MAIOR TORCIDA QUI TALA E CORINTHIANO PESQUISEI I VI QUI MORA 765 MIL CORINTHIANO SEGUIDO 2 FLAMENGO COM 123 MIL TERCEIRO O INTERNACIONAL COM 110 MIL TORCEDORES O SAO PAULO SO TEM 35 TORCEDORES O PLMERAS 23 IO SANTOS 12, ACHEI TAMBEM OS 5 TIMES MAIS INVEJADO 1 CORINTHIANS MOTIVO TORCIDA.PESQUISEI TAMBEM AS 4 MAIOR TORCIDA DE SAO PAULO 1 CORINTHIANS COM 28% SEGUNDO SAO PAULO 18% 3 PALMERA COM 17% 4 SANTOS COM 12% TA AI A IFERENÇA.O TIME QUI DA MAIS AUDIENCIA NA TV DA AMERICA E EO CORINTHIANS QUI JEGA COM 68 PORCENTO DE AUDIENCIA AGORA O MELHOR COLOCADO DO BRASIL EO SAO PAULO COM 31 PONTOS DE AUDIENCIA MAIS LOGICO COM CORINTHIANS 1 COM 68 PONTOS DE AUDIENCIA.O TIME MAIS COMENTADO DA AMERICA CORINTHIANS MAIS DE 35 PAIS COMENTA O CORINTHIANS DIRETO MAS O MUNDO INTERO FALA DO CORINTHIANS. ISSO E CORINTHIANS.
20/12/2010 às 7:28 AM
É o que eu digo: contra fatos não há argumentos.
Deixe que falem, o que conta é a felicidade de ser Corinthiano.
Abraço,
Fábio
14/12/2010 às 5:30 PM
“O ano do centenário começou. Vamos com tudo ganhar a Libertadores e coroar o ano do centenário e a década do primeiro ganhando o segundo título mundial!”
Epic Fail! kkkkk
centernada,com esse argumento,vcs definitivamente não são campeão mundial…e nunca serão! rsrs
15/12/2010 às 7:38 AM
Cara, até aprovei seu comentário pois ele é inofensivo mas esse teu email é muito besta, heim? hahahahaha
Quanto a sermos campeões mundiais, veja bem: temos mais torcida que a maior parte dos outros times. Se fizéssemos uma pesquisa, provavelmente, descobriríamos haver mais pessoas que consideram o Corinthians campeão mundial do que o contrário.
Mesmo assim, sua opinião é baseada em tolice de torcedor. Contra fatos não há argumentos.
O Corinthians não ganhou nada no centenário mas é campeão mundial, sim. Assim como o Santos é bicampeão mundial e bi brasileiro (só bi, certo?).
Abraço.
09/11/2010 às 8:27 AM
O Palmeiras havia sido Campeão da Libertadores da América em 1999 e foi vice campeão de 2000, e o Corinthians participou deste torneio porque foi Campão Brasileiro de 1999… Tirem suas conclusões…
Talvez na república corintiana não exista exigencia de passaporte, mas na vida real é exigido (Passaporte). Para ser legítimo Campeão Mundial primeiro você tem que ser o melhor no seu continente, coisa que o Corinthians nunca foi… FIFA não é a dona da verdade, o futebol existia antes dela, não se pode apagar a história de acordo com a vontade da FIFA. O que é mais importante? Libertadores 1999 ou Campeonato Brasileiro 1999?
09/11/2010 às 9:28 AM
Paulo
Obrigado por compartilhar sua opinião.
Devo discordar, entretanto. O Palmeiras não participou do Mundial porque não quis, cedeu sua vaga para o Vasco da Gama, campeão da Libertadores de 1998, em jogada da CBF para também ter um time do Rio de Janeiro no torneio. O Palmeiras trocou sua participação sob o compromisso de participar do tormeio de 2001 que não ocorreu. Incompetência da diretoria, azar dos torcedores.
Em 2000, havia a participação de um time do país sede porque é o mesmo padrão da Copa do Mundo em que o país anfitrião tem lugar garantido. O Corinthians entrou como representante do país anfitrião indicado pela CBF já que era o campeão brasileiro de então. Como não indicá-lo? O torneio teve a participação de dois times brasileiros por que um deles era o campeão sul-americano de então. Fosse um time venezuelano, colombiano, boliviano, etc, o campeão da Libertadores de 1999 e o Corinthians teria participado do mesmo jeito.
Nas edições posteriores, a FIFA reviu esse formato e somente os campeões continentais participaram do torneio. Já em 2010, o torneio contará com o Al Wahda, campeão nacional dos Emirados Árabes Unidos, país sede, desde que o campeão da Liga Árabe não seja dos Emirados Árabes Unidos), ou seja, o mesmo formato de 2000. Se o Al Wahda ganhar, será o time indicado pela liga local por ser o campeão nacional de então e ninguém terá que usar passaporte para jogar o Mundial.
Aproveitando, esse papo de passaporte é bobagem, já está gasto demais, me desculpe. Se, ou quando, o Mundial for disputado na Europa e vencido por um time de lá ou se um time árabe ganhar o título deste ano não terá validade porque foi ganho dentro do próprio continente onde não se precisa de passaporte?
E se a chancela da FIFA não tem tanto valor porque o Palmeiras tenta, há anos, que ela oficialize o título daquele torneio de 1951, a Copa Rio, como um campeonato mundial? Torneio esse que foi jogado no Brasil portanto o Palmeiras não precisou usar passaporte também.
O fato nada tem a ver com passaporte ou ser campeão do continente. Até acho que o torneio deveria ser disputado somente com os campeões continentais mas, em 2000, o Corinthians foi indicado pela confederação local para disputar o torneio e ganhou. Ponto final, nada a acrescentar. Fatos são fatos e discordar deles é intransigência de torcedor.
Mais uma vez, obrigado pela opinião.
É isso aí, abraço.
Fábio
09/11/2010 às 10:53 AM
Sinto Fábio mas você se equivocou no seguinte argumento: O Palmeiras não cedeu sua vaga a ninguém! Qual vantagem teria de não disputar uma edição presente para jogar uma futura? Na realidade a organizadora desse mundial era parceira do Corinthians. E naquele titulo de 1951, eram as maiores forças do futebol da época. O Palmeiras ganhou seus jogos até chegar a final contra a Juventus da Italia onde ganhou e empatou o 2º jogo (1×0 e 2×2), já o Corinthians não ganhou um jogo sequer dos times de 1ª linha. O único time que sequer foi a uma final de libertadores ser campeão mundial, isso sim o corintiano pode bater no peito e comemorar, porque até em Libertadores só pra citar um: o São Caetano tem mais tradição que o Corinthians!
09/11/2010 às 3:39 PM
Caro Paulo
Sinto eu ao chocá-lo com a verdade mas, sim, o Palmeiras cedeu sua “vaga”. A FIFA quis ganhar dinheiro com o Mundial e, claro, não podia fazer um torneio com 2 times daí a idéia dos campeões continentais.
O Brasil se ofereceu para sediar a competição e a FIFA aceitou pois era interessante comercialmente para ela e os patrocinadores. A estrutura do torneio visava agradar a Europa e a América do Sul (a Hicks tinha um projeto de TV e a ISL estava investindo em clubes) então seriam necessários dois clubes de cada continente para angariar simpatia e lucros.
A CBF, bairrista, colocou a disputa no Rio de Janeiro, claro e o Vasco tinha muita força política na época. Houve, sim, a negociação para o Palmeiras não disputar. Não tem sentido mesmo, concordo, mas foi o que aconteceu. Leia as notícias da época, se informe.
A participação do Corinthians, nada teve a ver com isso. Foi o representante do país sede e isso ocorreu posteriormente nas edições de 2007, 2008 e 2009 e acontecerá em 2010 e 2011, também. Resumindo, tirando 2005 e 2006, todas as edições contam, como todas as competições da FIFA, com um representante do país sede.
Veja todos os times que disputaram, ou vão disputar, o torneio.
2000:
Corinthians – Campeão nacional do país-sede
Manchester United – Campeão da UEFA 1999 (Europa)
Vasco da Gama – Campeão da COMMEMBOL 1998 (América do Sul)
Real Madrid – Campeão Intercontinental 1998
Al-Nassr – Campeão da Supercopa da Ásia 1998 (Ásia) (título decidido entre campeão da Recopa e o campeão da Copa dos Campeões)
Necaxa – Campeão da CONCACAF 1999 (Américas do Norte e Central)
Raja Casablanca – Campeão da CAF 1999 (África)
South Melbourne – Campeão da OFC 1999 (Oceania)
2005:
Al-Ittihad – Campeão da AFC 2005 (Ásia)
Liverpool – Campeão da UEFA 2005 (Europa)
Deportivo Saprissa – Campeão da CONCACAF 2005 (Américas do Norte e Central)
Al-Ahly – Campeão CAF 2005 (África)
São Paulo – Campeão da COMMEBOL 2005 (América do Sul)
Sydney FC – Campeão da OFC 2005 (Oceania)
2006:
Jeonbuk Motors – Campeão da AFC 2006 (Ásia)
Barcelona – Campeão da UEFA 2006 (Europa)
América – Campeão CONCACAF 2006 (Américas do Norte e Central)
Al-Ahly – Campeão da CAF 2006 (África)
Internacional – Campeão da COMMEBOL 2006 (América do Sul)
Auckland City – Campeão da OFC 2006 (Oceania)
NOTA: em 2005 e 2006, só participaram os campeões continentais.
2007:
Urawa Red Diamonds – Campeão da AFC 2007 (Ásia)
Milan – Campeão da UEFA 2007 (Europa)
Pachuca – Campeão da CONCACAF 2007 (Américas do Norte e Central)
Étoile du Sahel – Campeão da CAF 2007 (África)
Boca Juniors – Campeão da COMMEBOL 2007 (América do Sul)
Waitakere United – Campeão da OFC 2007 (Oceania)
Sepahan – Vice-campeão da da AFC 2007 (Ásia)
NOTA: A partir de 2007, o campeão nacional do país sede teve lugar garantido. Neste ano, como o Urawa Red Diamonds também venceu a Liga dos Campeões da AFC, a FIFA convidou o vice-campeão, Sepahan.
2008:
Gamba Osaka – Campeão da AFC 2008 (Ásia)
Manchester United – Campeão da UEFA 2008 (Europa)
Pachuca – Campeão da CONCACAF 2008 (Américas do Norte e Central)
Al-Ahly – Campeão da CAF 2008 (África)
LDU – Campeão da COMMEMBOL 2008 (América do Sul)
Waitakere United – Campeão da OFC 2008 (Oceania)
Adelaide United – Vice-campeão da AFC 2008 (Oceania)
NOTA: Como em 2007, o representante do país sede, Gamba Osaka, ganhou o título da AFC então o vice-campeão entrou no torneio.
2009:
Pohang Steelers – Campeão da AFC 2009 (Ásia)
Barcelona – Campeão da UEFA 2009 (Europa)
Atlante – Campeão da CONCACAF 2009 (Américas do Norte e Central)
TP Mazembe – Campeão da CAF 2009 (África)
Estudiantes – Campeão da COMMEMBOL 2009 (América do Sul)
Auckland City – Campeão da OFC 2009 (Oceania)
Al-Ahli – Campeão Nacional 2009 do país sede
NOTA: como em 2000, houve um time do país sede.
2010:
INDEFINIDO – Campeão da AFC 2010 (Ásia)
Internazionale – Campeão da UEFA 2010 (Europa)
Pachuca – Campeão da CONCACAF 2010 (Américas do Norte e Central)
INDEFINIDO – Campeão da CAF 2010 (África)
Internacional – Campeão da COMMEMBOL 2010 (América do Sul)
Hekari United – Campeão da OFC 2010 (Oceania)
Al-Wahda – Campeão nacional 2010 do país sede
NOTA: como em 2000, haverá um time do país sede.
Quanto à Copa Rio ter sido disputada com as maiores forças da época, concordo mas, você já ouviu falar na Pequena Taça do Mundo? Foi considerado o Mundial de Clubes entre 1952 e 1963 e vencida 10 vezes por times brasileiros.
O Corinthians venceu em 1954 e disputou contra Barcelona, Roma e Caracas ganhando todos os 6 jogos sagrando-se campeão. Á época, era considerado um título “mundial” embora amistoso mas, àquela época, não havia, realmente, um torneio oficial entre clubes de continentes diferentes.
Não se falava em clube, somente país, campeão mundial. Somente em 1960 é que se começou a disputa do Torneio Interncontinental entre o campeão europeu e o sul-americano.
A Copa Rio foi uma iniciativa para desafogar o trauma da perda da Copa do Mundo de 1950 e, realmente, teve grandes times disputando. Se prestar um pouco mais de atenção ao que escrevi verá que minha frase não questiona o torneio mas sua crítica sua à FIFA já que a condena por que o Palmeiras não disputou o torneio de 2000 mas apela a ela para oficializar o título de 1951.
A se levar por suas palavras, o problema não é o torneio mas a ausência do Palmeiras e a presença do Corinthians. Apesar de corinthiano, sempre considerei que o correto seria que o Palmeiras tivesse participado mas sua diretoria abriu mão da vaga então não pode reclamar.
Tentei demonstrar que quem jogou no lugar do seu time foi o Vasco e não o Corinthians, legítimo Campeão Mundial de 2000.
09/11/2010 às 4:03 PM
Você não me “choca” amigo, até porque seu nível de conversa comigo está no campo das idéias e é muito isso! Mas note uma coisa: Você diz que o Palmeiras abriu mão de disputar esse mundial de 2000, mas preste atenção e pode ter certeza que essa não é a verdade pois para a pergunta central não existe resposta: A troco de que o Palmeiras abriria mão de disputar um torneio no qual a vaga era sua por direito. Essa resposta de que aceitou com o compromisso de que disputaria o próximo mundial chega até ser infantil demais para ela só ser a resposta… pense bem… Ofereça um sorvete a uma criança… Será que ela vai responder: “- Não obrigado, eu fico muito feliz em não saborear o sorvete hoje se você me der o sorvete amanhã! O Palmeira aceitou??? Já que você disse para mim pesquisar você então deve ter a resposta. Por favor responda: A troco de que? Em tempo a Hicks e a ISL estava investindo na época no Corinthians (Coincidência não?) E pelo menos o Vasco foi Campeão da Libertadore! Um abraço!
10/11/2010 às 8:21 AM
Paulo
Quando a FIFA organizou o torneio, determinou que cada confedereção indicasse um time. Ela mesma indicou um (o Real Madrid) e a CBF indicou outro para perfazer 8 times.
A lógica é a mesma dos outros mundiais desde o de 2007: os campeões continentais mais o campeão nacional do país sede (7 times) exceto que a FIFA não indica mais um oitavo time. Regra: se o campeão nacional do país sede também for o continental, chama-se o vice continental.
Em 1999, quando se definiu o formato do torneio, os locais, os participantes, etc, a CONMEBOL indicou o Vasco, campeão da Libertadores de 1998, e a CBF indicou o Corinthians, campeão nacional de 1998.
O Corinthians foi indicado por pressão política e econômica? Acredito que sim pois o certo seria indicar o campeão nacional de 1999 mas, no final, como ganhamos esse também, não houve dolo.
Na minha opinião, a CONMEBOL deveria indicar o campeão da Libertadores de 1999, mesmo que ele ainda não estivesse definido mas ela indicou o Vasco por pressões políticas e econômicas, também.
Talvez eu tenha me expressado mal quanto ao Palmeiras não ter querido disputar o torneio mas a diretoria não se pronunciou na tomada de decisão de maneira incisiva, somente quando já era o campeão de 1999. Lembre-se que o título da Libertadores veio em Julho quando já estava tudo fechado, o Mundial foi em Janeiro, 5 meses, apenas, depois.
Como era interessante para os patrocinadores, CBF e CONMEBOL, que houvesse um representante do Rio de Janeiro, mantiveram o Vasco e aquietaram o Palmeiras com a promessa de que ele seria indicado para o Mundial de 2001. Lembre-se que o normal seria ser o campeão da Libertadores de 2000.
Note que, de acordo com as regras que vigoram desde 2007, mesmo que o Vasco não fosse o indicado, o Palmeiras não o teria sido tampouco por ser do mesmo país da sede cujo representante é o campeão nacional. O Deportivo Cali teria ido como representante da CONMEBOL e não o Palmeiras. Essa regra foi determinada exatamente para evitar dois times do mesmo país no torneio como aconteceu em 2000.
Finalizando, o que falei foi por lembrança dos fatos que corriam à época quando não havia Internet como agora. As informações corriam através de conversas e eram obtidas por rádio, TV, jornais e revistas. Quem informavam eram jornalistas que não revelam suas fontes portanto não há como se provar nada disso a não ser que alguém venha a público e assuma a bronca.
Você quer uma declaração juramentada de alguém da diretoria sobre o assunto? Não tenho. Você quer um recorte de jornal? Não tenho. Você quer informações confiáveis, por exemplo, de um jornalista renomado? Vai ter que pesquisar na Internet pois não estou com tempo.
O Palmeiras não disputou aquele mundial porque a CONMEBOL indicou o Vasco, isso é fato. O motivo pelo qual o Palmeiras permitiu, ou aceitou, essa situação não tem significância para mim, desculpe.
O Corinthians teria participado de qualquer maneira pois foi indicado pela CBF como representante do país sede já que era o campeão nacional. Sua participação foi legítima bem como o título de Campeão Mundial de 2000.
É isso aí, abraço.
Fábio
27/04/2012 às 3:23 AM
Dentre todas as visões sobre este tema, a sua foi uma das mais claras que eu já li.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra… O Corinthians nunca ganhou a Libertadores e por isso tirem o sarro que quiserem… Mas n’s somos sim os primeiros Campeões Mundias da FIFA (Entidade, ainda que corrupta e inescrupulosa, maxima no futebol mundial. O que eu sempre digo aos antis de plantão: no caso milagroso do Brasil ganhar a Copa de 2014 será que eles não considerarão o titulo pelo fat do Brasil não haver jogado as eliminatorias???
Abracos
02/05/2012 às 4:02 PM
Rodrigo
Você falou tudo, cara. Como fica a frase do mala do Rogério Ceni de que é preciso atravessar o mundo para conquistá-lo?
Se o Brasil ganhar a Copa do Mundo não será válido?
É isso aí, o Corinthians é campeão mundial, sim.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
02/05/2012 às 5:57 PM
Não confunda as coisas corintianos,parecem até burros! O Brasil não joga eliminatórias porque é o DONO DA CASA/PAÍS SEDE,AONDE VAI SER REALIZADO A COPA! Sempre foi assim! Se informem direito,antes de querer inventar história/dar desculpas kkk
Flw,abraço!
09/05/2012 às 1:07 PM
Caro Santista
Por que não seguiu seu conselho antes de se dar ao trabalho de fazer um comentário descortês e sem fundamento?
Todos os mundiais de clubes da FIFA contam com um time representando o país sede. Foi exatamente o que aconteceu em 2000 com o Corinthians.
Desmerecer as conquistas de um time não é característica de um adversário leal mas de um torcedor parcial e obtuso.
Se você não concorda com o ponto de vista dos corinthianos, tem todo o direito de se manifestar mas não o de nos ofender. É uma atitude tola e infantil a sua que nada acrescenta à discussão.
Outra coisa: anonimato é característica típica de covardes.
Faça um comentário decente, com argumentos, usando seu nome e email verdadeiros e será levado a sério.
Até lá, recolha-se a sua insignificância.
02/09/2010 às 4:56 PM
somos canpeao mundial a muito tenpo falem o que quiser
01/07/2010 às 8:27 PM
Isso não foi nem nunca será um torneio a nível de um mundial interclubes.
Apenas uma pelada com alguns convidados.
e kd a libertadores do corinthians do ano 2000?
Fala sério!!!!
05/07/2010 às 9:12 AM
Discordo, Petter.
O torneio é exatamente o mesmo, nos mesmos moldes, inclusive, que o que vem sendo disputado desde 2005.
O fato de ter ocorrido no Brasil não o desmerece. E lembre-se que o país sede tem um time na disputa. Eu não concordo com isso mas foi o que rolou naquele torneio, paciência. E o outro time, o representante da Libertadores teria que ser o palmeiras, que ganhou o torneio em 1999; não seria possível ser o time que ganhou a Libertadores de 2000 já que ainda não havia sido disputado :o| .
Bem, todos tem direito à opinião, certo? Talvez você também entenda que o Flamengo foi campeão brasileiro em 1987.
É isso aí. Abraço.
30/05/2011 às 9:04 AM
O Palmeiras foi campeão da Libertadores da América de 1999 e tinha o direito de ter participado da competição, e isto é fato. Ninguém tinha mais direito do que ele, já que a sua conquista era de valor mais significativo, do que qualquer campeonato nacional, e isto também é fato. O Palmeiras foi campeão da Libertadores, eliminando, inclusive, o Corinthians, demonstrando na bola, ser mais time. ( futebol se ganha no campo ). Agora, se existe POLÍTICA, aí tudo muda de figura não é? O Corinthians foi sim, campeão daquele ano, o que é oficial não se discute, mas quem acompanhou de perto aquele Mundial, sabe que o seu título ficou manchado, quer por causas extra campo, como também, por péssimas arbitragens que o favoreceram, dentro de campo.
30/05/2011 às 3:36 PM
Beto
Concordo com você quanto ao Palmeiras ter direito a participar do torneio. Basta ler meu post.
O que não entendo é o motivo pelo qual vocês, palmeirenses, implicam com o Timão quando o time que entrou na vaga de vocês foi o Vasco da Gama.
Quanto a ter sido favorecido pela arbitragem, por favor, tudo que ganhamos foi por favorecimento? Querem fazer o que? Analisar todos os jogos disponíveis em vídeo e cada atuação para mudar os resultados dos jogos e, eventualmente, dos campeonatos? Tenham dó.
Abraço,
Fábio
24/05/2012 às 9:23 AM
Ninguem até hoje sabe ao certo dos critérios. Corintians NUNCA ganhou nada de relefvante fora do Brasil, pra ter esse DIREITO… futebol é política PURA, infelizmente.
24/05/2012 às 9:25 AM
O mundialito de 2000 não tem nada ver com o MUNDIAL de 2005 pra cá, MUITO MENOS NO QUESITO “FORMULA DE DISPUTA”. Não viaja, cara!
27/06/2010 às 8:12 AM
corinthians campeão dentro e fora de campo!